terça-feira, 18 de março de 2014

E.E.B. ITAJUBÁ

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
                  
PERÍODO: 1º Bimestre de 2014

TURMA: 1º ano do ensino fundamental

PROFESSORA: Claudia Regina Kunz

Tema: Eu e minha história.

Problematização → Que ações podemos desenvolver para nos familiarizarmos e valorizarmos a história de vida de nossos alunos?

Justificativa → Como professores temos a necessidade de conhecer nossos alunos. Ainda mais os alunos do primeiro ano, que são completamente novos na escola, provenientes de diversos lugares, com as mais diferentes experiências de vida. Precisamos nos familiarizar com sua vida, conhecer sua história e o meio onde vivem, de maneira que possamos utilizar e interagir constantemente com estas informações, tornando o aprendizado mais próximo e prazeroso. Acreditamos que esta aproximação pode fazer uma enorme diferença no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno se sinta sujeito importante e valorizado, e assim possa construir e reconstruir o conhecimento. Sabemos que os conhecimentos e as experiências que cada ser humano possui são singulares e devem ser o ponto de partida para a evolução do saber. O professor tem a fascinante função de ser o mediador neste contexto.
             Ressaltamos a importância da ludicidade, da imaginação e da criatividade durante a execução de todas as atividades, pois são elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos do primeiro ano, que são crianças de aproximadamente 6 anos. Queremos que elas saibam valorizar sua história e respeitem as diferenças, para que possamos viver de maneira respeitosa e equilibrada.

Objetivo Geral → Proporcionar momentos que oportunizem o conhecimento, a valorização e a socialização da história dos educandos, estimulando práticas que contribuam no respeito à diversidade.   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·      Conhecer fatos importantes da vida dos alunos, a fim de obter subsídios para desenvolver os conteúdos das diversas disciplinas.
·   Proporcionar momentos de reflexão sobre a convivência familiar, a fim de modificar atitudes, baseadas no diálogo, no respeito e na cooperação.
·      Compreender as transformações que aconteceram em seu corpo, desde o nascimento até a idade em que se encontram, através do autoconhecimento.
·      Realizar as medidas de seu corpo, para obter a compreensão das diferenças existentes entre os seres humanos da mesma faixa etária.
·      Resgatar jogos, brincadeiras e cantigas valorizando as diferentes formas de diversão dos pais ou avós quando crianças.
CONTEÚDOS
Língua Portuguesa:
·      Gêneros textuais: nomes, histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, músicas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites, cartões, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos...
·      Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção.
·      História da escrita: função social da escrita (ideias de representação e de convencionalidade).
·      Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita (alfabeto e sinais diacríticos- sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras).
·      Ordem alfabética
·      Letras maiúscula e minúscula; vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e composição de palavras.
·      Análise linguística: acentuação, pontuação, ortografia, frases...
Matemática:
·      História do nosso sistema de numeração: usos de dedos, marcas nas cavernas, em ossos, pedras, nós em cordas.
·      Números em situações cotidianas: números que aparecem com frequência na sala de aula, idade, número do calçado, massa corporal, altura...
·      Situações-problema: contagens, medidas e códigos numéricos.
·      Jogos e desafios matemáticos envolvendo adição e subtração.
·      Medidas de tempo (dia, mês, ano, semana, horas e minutos)
·      Tratamento da informação: dados em listas, tabelas, gráficos simples e legendas.
Ciências:
·      Identidade, diversidade, sexo e gênero.
·      Partes do corpo.
·      Órgãos e sentidos do corpo.
·      O nosso corpo e a boa alimentação.
·      Dentição de leite.
·      Escovação dos dentes.
·      A importância das vacinas.
·      Higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente.
História e Geografia:
·      A minha história e onde estou inserido (infância dos pais)
·      Diversas manifestações culturais realizadas no decorrer do tempo e suas origens/diferenças culturais.
·      Modos de organizar o tempo: relógio, natureza, cronológico, histórico.
·      Semelhanças e diferenças entre os nomes, histórias de vida e origens (gosto de vestir, comer, religião, etnia, lazer...).
·      Diversas rotinas dos alunos.
· Organizações sociais como resultado das necessidades, tradições e funções desempenhadas (escola, família).
·      Jogos, brincadeiras e brinquedos do passado.
·      Resgate histórico evidenciando o passado, que o velho produz e o novo é resultado do velho.
·      Família, sala de aula e memória.
·      A escola como lugar de aprendizagem.
·      Espaço ocupado e em volta do eu, família e escola: localização e caracterização.
·      Tipos de moradia e construções.
·      Alterações do espaço local no decorrer do tempo/calendário.
·      O eu, família e escola como elementos de paisagens culturais e a respectiva atuação.
Ensino Religioso:
·      Datas comemorativas (Dia da mulher, dia do livro)
·      Festas religiosas (Páscoa: comercial e religiosa, símbolos)
·      Direitos e deveres dos cidadãos.
·      Valores indispensáveis para a convivência humana.
·      Convivência e afetividade.
AÇÕES
·      Construir coletivamente um livro sobre a história de vida de cada aluno e socializar com a comunidade escolar.
·      Fazer uma pesquisa sobre árvore genealógica de cada educando.
·      Fazer uma linha do tempo com informações pessoais, com auxílio da família.
·    Realizar a medição da quantidade de massa corporal e da altura de cada aluno, registrando em forma de painel. Ao término do ano letivo, realizar a atividade novamente para observar seu desenvolvimento.
·      Pesquisar as histórias preferidas dos alunos e socializar com a comunidade escolar.
·      Convidar alguns familiares para contar a história do aluno aos colegas da turma ou realizar visitas em casa.
·  Assistir filmes e ouvir músicas relacionadas ao tema trabalhado, realizando diversas atividades.
·      Desenvolver jogos e brincadeiras, apresentações individuais e coletivas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua durante o desenvolvimento da atividade de aprendizagem. Espera-se que haja uma aproximação entre a escola e a família, fazendo com que o aluno compreenda seu lugar no mundo e que suas atitudes interferem na transformação da sociedade. Serão avaliados aspectos inerentes à aprendizagem, como a compreensão do tema trabalhado, os avanços e as dificuldades encontradas, as relações estabelecidas entre todos os envolvidos, a organização e responsabilidade, além da participação efetiva nas mais diversas atividades.

 “Quem olha pra fora sonha. Quem olha pra dentro desperta.”
Carl Jung


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