ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO
MUNICÍPIO DE DESCANSO - DISTRITO
DE ITAJUBÁ
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA Itajubá
PLANO DE CURSO
2014
1° Ano do Ensino Fundamental de 9 anos
Professora:
Claudia Regina Kunz
DISCIPLINAS:
Língua
Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Ensino
Religioso
Descanso, SC, 28 de fevereiro de 2014.
JUSTIFICATIVA
A
educação sempre foi essencial na vida das pessoas, porém no atual contexto
mundial a importância de educar seres mais humanos, sensíveis e coletivos tem
forçado as instituições escolares e os profissionais que nela atuam a modificar
a maneira de se pensar e organizar o ensino.
Sem
sombra de dúvidas, depois da família, a escola é o local fundamental para a constituição
dos sujeitos, consequentemente da sociedade e da própria humanidade. Se houver
um trabalho conjunto entre escola e família o processo de ensino-aprendizagem
acumulará mais sucessos e se tornará mais sólido. Temos de pensar, e
propor, uma escola com condições de se abrir para a comunidade, emparceirar-se
com ela, promovendo ações que elevem a instituição escolar e as atividades nela
desenvolvidas.
A escola é um espaço
privilegiado para a aprendizagem, para a troca de experiências e para a socialização
entre os pares. O elo de tudo isso é o professor, alicerçado num trabalho
pedagógico eficaz e prazeroso que atinja a todos de acordo com as
particularidades de cada um.
Compreende-se
que o professor é o elemento principal desse processo, pois possui grande
responsabilidade e precisa se comprometer em desempenhar seu papel de forma
eficiente para que os direitos de aprendizagem de seus alunos sejam garantidos
no decorrer do ano letivo.
Nesse
sentido, os trabalhos desenvolvidos com os alunos do primeiro ano, estarão
fundamentados no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que
propõem direitos de aprendizagem a serem garantidos aos alunos do primeiro ao
terceiro ano do Ensino Fundamental, no campo da Alfabetização em Língua
Portuguesa e da Alfabetização Matemática.
As
atividades propostas estão baseadas na interdisciplinaridade, com a colaboração
dos professores de Educação Física e Artes. Todos os esforços para nossa
educação tenha qualidade precisam ser valorizados visto que todas as sociedades
dependem dela para evoluírem de forma organizada, justa e pacífica.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
ações pedagógicas que promovam o desenvolvimento pleno das capacidades dos
educandos, através da alfabetização e o letramento, contribuindo na formação da
identidade pessoal, fortalecendo vínculos sociais e promovendo o exercício
efetivo da cidadania.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Língua
portuguesa:
→ Ler textos não verbais e
verbais com autonomia, interagindo com as diferentes linguagens.
→ Interpretar e localizar informações
explícitas e implícitas nos diferentes gêneros textuais.
→ Produzir textos de
diferentes gêneros com autonomia, atendendo as finalidades dessas produções.
→ Participar de interações
orais em sala de aula, questionando, opinando, sabendo ouvir e respeitar a
opinião do outro.
→ Compreender o Sistema de
Escrita Alfabética (letras, vogais, consoantes, valor sonoro, sílabas,
palavras, ordem alfabética, diferença entre letras, números e outros
símbolos...).
Conteúdo:
· Gêneros
textuais: nomes, histórias pessoais e familiares, poemas, receitas, fábulas,
bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava-línguas, caça-palavras, listas,
acrósticos, convites, paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas,
adivinhas, piadas, anúncios, bulas, cartazes, diários, calendários, símbolos...
· Texto
(oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção.
· História
da escrita: função social da escrita (ideias de representação e de
convencionalidade).
· Letras
do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita (alfabeto e
sinais diacríticos- sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras).
· Ordem
alfabética
· Letras
maiúscula e minúscula; vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e
composição de palavras.
· Análise
linguística: acentuação, pontuação, ortografia, frases...
Matemática:
→ Identificar numerais e quantidades em
diferentes contextos e funções sociais.
→ Utilizar diferentes estratégias para
quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos.
→ Elaborar e resolver problemas enfatizando a
adição e a subtração.
→ Estabelecer pontos de referência para
situar-se e deslocar-se nos espaços.
→ Fazer estimativas, reconhecer moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
→ Fazer estimativas, reconhecer moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
→ Descrever, comparar e classificar figuras
planas ou espaciais.
→ Comparar grandezas de mesma natureza, por
meio de estratégias pessoais ou utilizando-se de instrumentos de medida
padronizados.
→ Fazer a leitura e a interpretação de
informações em tabelas, listas, gráficos, legendas, símbolos e imagens.
Conteúdo:
· História
do nosso sistema de numeração: usos de dedos, marcas nas cavernas, em ossos,
pedras, nós em cordas.
· Números
em situações cotidianas: números que aparecem com frequência na sala de aula,
idade, número do calçado, números que indicam valores das moedas e cédulas etc.
· Situações-problema:
contagens, medidas e códigos numéricos.
· Jogos
e desafios matemáticos envolvendo as quatro operações com ênfase na adição e
subtração.
· Figuras
geométricas planas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
· Pequenos
percursos e trajetos, observando pontos de referência.
· História
do nosso sistema de medidas convencional: uso de dedos, polegares, palmos,
passos etc.
· Estratégias
pessoais de medida tendo como primeiro referencial o próprio corpo.
· Medidas
de tempo, massa, comprimento, capacidade e monetária.
· Tratamento
da informação: dados em listas, tabelas, gráficos simples e legendas.
História
e Geografia:
→ Reconhecer a relação entre a sociedade e a
natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças
ao longo do tempo.
→ Identificar e utilizar os diferentes instrumentos
de medida de tempo elaborados pelas diferentes sociedades em diferentes tempos
e lugares.
→ Identificar as noções de tempo (passado,
presente, futuro).
→ Conhecer e valorizar as relações entre as
pessoas e o lugar (costumes, crenças, lendas e mitos).
→ Refletir sobre as diferenças e semelhanças
entre as sociedades (trabalho, escola, família, religião, instituições,
alimentação, vestuário...).
→ Resgatar jogos, cantigas, brincadeiras e
brinquedos do passado, refletindo sobre sua própria infância, sobre a de seus
pais e avós.
→ Conhecer as diversas formas de registros
documentais históricos.
→ Reconhecer-se como sujeito histórico
pertencente a um grupo social e as funções desempenhadas por cada membro dessa
organização social
→ Ler, interpretar e representar o espaço por meio
da linguagem cartográfica.
Conteúdo:
· A minha história e onde estou inserido
(infância dos pais)
· Diversas
manifestações culturais realizadas no decorrer do tempo e suas
origens/diferenças culturais.
· Modos
de organizar o tempo: relógio, natureza, cronológico, histórico.
· Semelhanças
e diferenças entre os nomes, histórias de vida e origens (gosto de vestir,
comer, religião, etnia, lazer...).
· Diversas
rotinas dos alunos.
· Organizações
sociais como resultado das necessidades, tradições e funções desempenhadas
(escola, família).
· Jogos,
brincadeiras e brinquedos do passado.
· Resgate
histórico evidenciando o passado, que o velho produz e o novo é resultado do
velho.
· Família,
sala de aula e memória.
· A
escola como lugar de aprendizagem.
· As
crenças, lendas e mitos do local.
· Espaço
ocupado e em volta do eu, família e escola: localização e caracterização.
· Atividades
econômicas de produção, comercialização e serviços.
· Condições
sociais, ambientais e infraestrutura.
· Tipos
de moradia e construções.
· Diversas
profissões relacionadas aos trabalhos que são desenvolvidos.
· Organização
social e sua ligação com a economia, política e manifestações culturais
existentes.
· Alterações
do espaço local no decorrer do tempo/calendário.
· Representação
cartográfica e topográfica.
· Os
limites do território, suas microrregiões, funções, elementos naturais e
modificados presentes nestes espaços.
· O
eu, família e escola como elementos de paisagens culturais e a respectiva
atuação.
· Poluição
e preservação da natureza e do espaço construído.
Ciências:
→ Reconhecer as transformações que ocorrem
com o desenvolvimento de seu corpo, adotando hábitos saudáveis, para preservar
a saúde física, mental e espiritual.
→ Utilizar os conhecimentos científicos para
tomar decisões no seu dia a dia.
→ Aprender como a ciência constrói
conhecimento sobre os fenômenos naturais e que esse conhecimento é provisório.
→ Compreender os impactos das ações humanas
sobre o meio ambiente, buscando o desenvolvimento da consciência para a
preservação da biodiversidade no planeta.
→ Relacionar as informações científicas com
os conhecimentos anteriores.
Conteúdo:
· Paisagens
naturais e artificiais.
· Elementos
naturais.
· Importância
do Sol.
· Tempo,
clima e vestuário.
· Objetos
produzidos pelo homem.
· Preservação
e conservação do ambiente.
· Identidade,
diversidade, sexo e gênero.
· Partes
do corpo.
· Órgãos
e sentidos do corpo.
· O
nosso corpo e a boa alimentação.
· Dentição
de leite.
· Escovação
dos dentes.
· A
importância das vacinas.
· Higiene
pessoal, dos alimentos e do ambiente.
· Algumas
características e curiosidades dos animais.
· Moradia
dos animais.
· Semelhanças
e diferenças.
· Cuidados
com os animais.
· Árvores,
flores e frutos.
· Germinação.
· Vegetais
usados na alimentação.
· Algumas
características e curiosidades de diferentes espécies.
Ensino
Religioso:
→ Valorizar os
ensinamentos religiosos recebidos pelo educando em seu contexto familiar.
→ Auxiliar o aluno em
sua direção espiritual, fazendo com que ele perceba o que é bom ou prejudicial
para sua vida.
→ Conhecer e valorizar
datas cívicas e festas religiosas.
→ Compreender
a cidadania como participação social, conhecendo e exercendo seus direitos e
deveres, adotando atitudes de respeito às diferenças e de repúdio à
discriminação.
→ Ser capaz de fazer orações
espontâneas, sustentando sua espiritualidade.
→ Proporcionar
situações e vivências que estimulem o exercício do bem, da caridade, da
tolerância e do amor ao próximo.
→ Posicionar-se
de maneira crítica, responsável e construtiva, utilizando o diálogo como forma
de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
AVALIAÇÃO
A avaliação do processo de
ensino-aprendizagem é um dos momentos mais importantes vivenciados no cotidiano
escolar e também um dos mais difíceis. Avaliar não é fácil, porém, é necessário
para reorganizar a prática pedagógica do professor, a fim de promover um ensino
de qualidade para seus alunos.
A avaliação é um instrumento
fundamental que auxilia o professor e o próprio aluno a identificar os
conhecimentos construídos e as dificuldades encontradas durante o processo.
Toda equipe de profissionais precisa participar dessa avaliação.
O
primeiro ano do Ensino Fundamental é a etapa principal do processo de
alfabetização e letramento. Por isso, os alunos precisam ser avaliados
continuamente no decorrer do ano letivo, visto que muitos são os conhecimentos
construídos e reconstruídos. Os
aspectos qualitativos devem ter prioridade sobre os quantitativos, compreendendo
a avaliação de maneira inclusiva, pois a turma é bastante heterogênea.
Portanto, as experiências de vivências
múltiplas dos alunos, seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicossocial e
espiritual devem ser considerados.
Serão avaliados aspectos considerados
fundamentais como a compreensão dos temas abordados, a participação e o comprometimento
nas diversas atividades realizadas. O processo de ensino-aprendizagem precisa
provocar mudanças de atitudes e a transformação construtiva na vida dos alunos,
fazendo com que estes levem para seu meio social todo aprendizado escolar,
auxiliando na elevação da qualidade de vida e na humanização da sociedade.
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