terça-feira, 18 de março de 2014

PLANTE 2014

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
MUNICÍPIO DE DESCANSO - DISTRITO DE ITAJUBÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Itajubá

  



PLANTE     2014






Distrito de Itajubá, Descanso, SC, 2014.


TURMA: Ano do Ensino Fundamental

PROFESSORA: Claudia Regina Kunz

DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Ensino Religioso.

CONTEÚDO: “Plantas medicinais: a saúde que vem da natureza”.

JUSTIFICATIVA: O uso indevido de remédios é considerado um grave problema de saúde pública. Anualmente ocorrem muitos casos de intoxicação, dependência, reações alérgicas, desenvolvimento de outras doenças e até a morte, causados pelo uso abusivo de medicamentos. Sabe-se que a ingestão de remédios causa mais danos do que benefícios à saúde, visto que tais medicamentos são resultado de composições químicas. O uso irracional, a automedicação e o fácil acesso agravam ainda mais a situação.
Em contrapartida, a utilização de tratamentos naturais tem se intensificado nos últimos anos pela parcela da população que acredita no poder da natureza para auxiliar na cura de doenças e na manutenção da saúde. O uso das plantas medicinais é prática antiga, determinada principalmente pela necessidade de sobrevivência. Porém, muito tem sido pesquisado sobre o uso de tratamentos alternativos para a cura de males que afetam o bem estar da população. A tradição de utilizar plantas medicinais faz parte do cotidiano de muitos povos do mundo todo. Seu uso pode trazer diversos benefícios para a saúde, de acordo com as propriedades que possuem.
Os conhecimentos sobre as plantas medicinais foram repassados ao longo das gerações. Trata-se de um conhecimento popular sobre as propriedades terapêuticas, a indicação e o preparo correto das plantas medicinais, apesar de muitas não terem seus compostos químicos conhecidos.
O aumento na demanda de plantas medicinais tem crescido muito, pois boa parte da população tem se conscientizado da necessidade de reduzir o consumo de remédios e substituí-los por tratamentos naturais. Isso tem gerado renda para muitas famílias camponesas brasileiras e garantido sua permanência no campo.
É muito comum que os alunos sofram com algum mal estar durante o período que estão na escola. Logo é necessária a utilização de um tratamento alternativo para minimizar problemas simples de saúde. Como primeira opção faz-se o uso de chás, até que se tomem outras providências.
O problema é que não se tem o hábito de fazer o cultivo de plantas medicinais na escola, sendo preciso recorrer a doações de vizinhos e professores. Por isso, essencial que se comece a cultivar diversos tipos de chás para as mais diferentes doenças. Outra opção é fazer uma farmácia de chás. Assim, fica mais fácil e rápido seu preparo. O cultivo de plantas medicinais requer pouco investimento financeiro.
Este trabalho compreenderá teoria e prática, aliando conhecimento científico e popular. O projeto será desenvolvido em parceria, resgatando e valorizando os conhecimentos populares, causando o estreitamento de laços entre família, escola e comunidade.

OBJETIVO GERAL: Promover ações que estimulem mudança de atitudes e a formação de novos hábitos, compreendendo as plantas medicinais como forma de prevenção e tratamento de doenças, aumentando a qualidade de vida e promovendo aproximação entre família, escola e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1.  Buscar informações sobre as plantas medicinais, valorizando o conhecimento popular, relacionando-o com o conhecimento científico.
2.  Identificar as plantas medicinais e saber como se faz o cultivo, o armazenamento, as indicações e seu preparo.
3.  Coletar plantas medicinais na comunidade, a fim de criar uma farmácia natural na escola.
4.  Formar parcerias com a comunidade local, a fim de compartilhar saberes e responsabilidades, resgatando a cultura de nossa gente.
5.  Criar um espaço na escola para cultivar plantas medicinais, como forma de preservar a tradição e de evitar o uso de medicamentos.
6.  Proporcionar o conhecimento de que o cultivo de plantas com propriedades terapêuticas é fonte de renda para muitas famílias que vivem no campo.
           
AÇÕES:
Ø Palestras.
Ø Coleta de plantas medicinais para criar uma farmácia na escola.
Ø Confecção de um livro dos chás.
Ø Pesquisa com a família e com a comunidade local.
Ø Construção de um espaço para o cultivo plantas medicinais na escola.

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser feita de forma contínua durante a execução do PLANTE, com relatório descritivo ao seu término. Serão observados aspectos considerados fundamentais para a aprendizagem como a compreensão do tema abordado, a participação e o comprometimento nas diversas atividades realizadas, as mudanças de atitudes, o desenvolvimento de seus trabalhos de forma crítica e construtiva.
Espera-se que ao concluir o projeto ocorra uma intensa transformação na qualidade de vida dos educandos, de sua família e de toda comunidade escolar, e que todos percebam a importância de cuidar da saúde através de tratamentos naturais e que saibam usufruir da natureza de maneira consciente.
O PLANTE é um projeto flexível, que terá continuidade na EEB Itajubá, garantindo que os alunos tenham o direito aos saberes construídos historicamente e o dever de vivenciar os conhecimentos, de maneira a preservar suas raízes.

“Melhoram-se as plantas pela cultura, os homens pela educação."
Provérbio português




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