ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
MUNICÍPIO DE DESCANSO - DISTRITO DE ITAJUBÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Itajubá
PLANTE
2014
Distrito de Itajubá, Descanso, SC, 2014.
TURMA: 1° Ano do Ensino Fundamental
PROFESSORA:
Claudia Regina Kunz
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Ensino Religioso.
CONTEÚDO: “Plantas medicinais: a saúde que vem da natureza”.
JUSTIFICATIVA: O uso indevido de remédios é
considerado um grave problema de saúde pública. Anualmente ocorrem muitos casos
de intoxicação, dependência, reações alérgicas, desenvolvimento de outras
doenças e até a morte, causados pelo uso abusivo de medicamentos. Sabe-se que a
ingestão de remédios causa mais danos do que
benefícios à saúde, visto que tais medicamentos são resultado de composições
químicas. O uso irracional, a automedicação e o fácil acesso agravam ainda mais
a situação.
Em contrapartida, a utilização de tratamentos
naturais tem se intensificado nos últimos anos pela parcela da população que
acredita no poder da natureza para auxiliar na cura de doenças e na manutenção
da saúde. O uso das plantas medicinais é prática antiga, determinada principalmente
pela necessidade de sobrevivência. Porém, muito tem sido pesquisado sobre o uso
de tratamentos alternativos para a cura de males que afetam o bem estar da
população. A tradição de utilizar plantas medicinais faz parte do cotidiano de
muitos povos do mundo todo. Seu uso pode trazer diversos benefícios para a
saúde, de acordo com as propriedades que possuem.
Os conhecimentos sobre as plantas medicinais foram
repassados ao longo das gerações. Trata-se de um conhecimento popular sobre as propriedades
terapêuticas, a indicação e o preparo correto das plantas medicinais, apesar de
muitas não terem seus compostos químicos conhecidos.
O aumento
na demanda de plantas medicinais tem crescido muito, pois boa parte da
população tem se conscientizado da necessidade de reduzir o consumo de remédios
e substituí-los por tratamentos naturais. Isso tem gerado renda para muitas
famílias camponesas brasileiras e garantido sua permanência no campo.
É muito comum que os
alunos sofram com algum mal estar durante o período que estão na escola. Logo é
necessária a utilização de um tratamento alternativo para minimizar problemas
simples de saúde. Como primeira opção faz-se o uso de chás, até que se tomem
outras providências.
O problema é que não se tem
o hábito de fazer o cultivo de plantas medicinais na escola, sendo preciso
recorrer a doações de vizinhos e professores. Por isso, essencial que se comece
a cultivar diversos tipos de chás para as mais diferentes doenças. Outra opção
é fazer uma farmácia de chás. Assim, fica mais fácil e rápido seu preparo. O
cultivo de plantas medicinais requer pouco investimento financeiro.
Este trabalho compreenderá
teoria e prática, aliando conhecimento científico e popular. O projeto será
desenvolvido em parceria, resgatando e valorizando os conhecimentos populares,
causando o estreitamento de laços entre família, escola e comunidade.
OBJETIVO GERAL: Promover
ações que estimulem mudança de atitudes e a formação de novos hábitos,
compreendendo as plantas medicinais como forma de prevenção e tratamento de
doenças, aumentando a qualidade de vida e promovendo aproximação entre família,
escola e comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Buscar informações sobre as plantas
medicinais, valorizando o conhecimento popular, relacionando-o com o
conhecimento científico.
2. Identificar
as plantas medicinais e saber como se faz o cultivo, o armazenamento, as
indicações e seu preparo.
3. Coletar
plantas medicinais na comunidade, a fim de criar uma farmácia natural na
escola.
4. Formar parcerias com a comunidade
local, a fim de compartilhar saberes e responsabilidades, resgatando a cultura
de nossa gente.
5. Criar um
espaço na escola para cultivar plantas medicinais, como forma de preservar a
tradição e de evitar o uso de medicamentos.
6. Proporcionar
o conhecimento de que o cultivo de plantas com propriedades terapêuticas é fonte
de renda para muitas famílias que vivem no campo.
AÇÕES:
Ø
Palestras.
Ø
Coleta de plantas medicinais para criar uma farmácia na escola.
Ø
Confecção de um livro dos chás.
Ø
Pesquisa com a família e com a comunidade local.
Ø
Construção de um espaço para o cultivo plantas medicinais na escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá
ser feita de forma contínua durante a execução do PLANTE, com relatório
descritivo ao seu término. Serão observados aspectos considerados fundamentais
para a aprendizagem como a compreensão do tema abordado, a participação e o comprometimento
nas diversas atividades realizadas, as mudanças de atitudes, o desenvolvimento
de seus trabalhos de forma crítica e construtiva.
Espera-se que ao concluir o projeto
ocorra uma intensa transformação na qualidade de vida dos educandos, de sua
família e de toda comunidade escolar, e que todos percebam a importância de
cuidar da saúde através de tratamentos naturais e que saibam usufruir da
natureza de maneira consciente.
O PLANTE é um projeto flexível, que
terá continuidade na EEB Itajubá, garantindo que os alunos tenham o direito aos
saberes construídos historicamente e o dever de vivenciar os conhecimentos, de
maneira a preservar suas raízes.
“Melhoram-se as plantas pela cultura, os homens pela
educação."
Provérbio português
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